Título do Lakers mostra organização da NBA...


Domingo, o Los Angeles Lakers superou o Miami Heat, por 106×93, fechando a série em 4×2 e foi campeão da NBA. Foi o 17° título do time da Califórnia e ao lado do Boston Celtics são as franquias mais vencedoras da história da competição. O último caneco do clube dourado havia sido a uma década, em 2010, tendo o seu ídolo, Kobe Bryant, como o principal personagem. 

Kobe, cujo, por sinal, lamentavelmente morreu no início deste ano, em um acidente de helicóptero. Aliás, foram muito bonitas e marcantes as homenagens prestadas a black mamba... 

Entretanto, essa temporada 2019/2020 que acabou de se encerrar, merece, pelo menos, outros 2 destaques: um, é o movimento black live matter (vidas negras importam) liderados pelos atletas. Inclusive, esse foi um dos motivos no qual o torneio chegou a ser paralisado. Nesse caso especificamente, foram 2 dias sem acontecer nenhum jogo. 

O outro, como todos sabemos, foi a pandemia. Interrompida em 11 de Março, quando faltavam 2 rodadas pro término da temporada regular, a Liga, dirigida pelo comissário Adam Silver, teve uma ideia genial e cuja precisa ser enaltecida: a criação de uma "bolha", para que a temporada pudesse ser concluída. Claro, no momento oportuno, mas, sobretudo, na mais absoluta segurança de todos os envolvidos. 

Daí, "nasceu" o Complexo Esportivo da famosíssima Disney, em Orlando, Flórida. Centro esse cujo começou a funcionar em 7 de Julho, com os primeiros abrigados...

Só que para dar certo, evidentemente, era preciso garantir o isolamento e testagens em massa. Aí, funcionava da seguinte maneira: quem chegasse em qualquer área do Complexo, só poderia entrar após ser testado. Testagens que, aliás, eram repetidas a cada 72hs e incluía até um "anel inteligente", para medir a febre. 

O que era chamado de "oura ring" e registava constantemente a frequência cardíaca e respiratória, calorias queimadas, a temporada corporal e os diferentes níveis de profundidade de sono. 

Tudo isso captado por um smartphone... 

Se o resultado fosse 'inconclusivo", o teste teria de ser refeito em 24hs ou 48hs depois da detecção. Quem testasse negativo, podia seguir as suas atividades normalmente. Embora, com os devidos cuidados, obviamente. No entanto, quem apontasse positivo, teria de ficar em quarentena, por até 14 dias. 

Essas foram, apenas, algumas das regras criadas pela Liga, num documento de 113 páginas, para viabilizar o retorno da NBA. O protocolo ainda previa que os atletas não poderiam lamber os dedos, limpar a bola com a camisa, trocar a blusa com outros jogadores após treinos e jogos, e outras praticas, até esquisitas, mas bastante comuns no basquete. 

Aliás, falando nisso, apenas 22 equipes puderam estar na Disney, nessa volta. Eram os times já classificados ou que ainda disputavam uma vaga pros playoffs. 

Ademais, cada delegação poderia levar, no máximo, 37 pessoas, entre jogadores, comissão técnica e funcionários. Foram reservados 3 dos 18 hotéis para as delegações. Além disso, 3 quadras para jogos e outras 7 pra treinos. 

Agora, pra se ter uma ideia da magnitude desse Complexo, são 90 HECTARES e segundo o site The Athletic, ao custo de 170 mi de dólares (R$875,6 mi), com todos os atletas e funcionários presentes tendo campo de golpe, quadras de tênis de mesa, salas para exibição de filmes e videogames. Até piscinas, pesca e Dj's tocando na maior segurança e conforto possível. 

Aliás, o que não faltou no parque da Disney foi diversão... 

Assim, depois de mais de 4 meses, o campeonato pôde, enfim, recomeçar... 

Dessa forma, Lakers (Campeão da Conferência Oeste) e Heat (Campeão da Conferência Leste) chegaram para a decisão. 

Favorito, o time de Los Angeles vencia a série por 3×2. Aí, chegava o 6° confonto: os 64×36 do primeiro tempo, praticamente tirava qualquer possibilidade do Miami. Aí, bastou a equipe treinada por Frank Vogel "administrar" e assim foi feito... 

O astro LeBron James, com triplo-duplo (28 pontos, 14 rebotes e 10 assistências), prq variar, foi o grande maestro. LeBron, pela 4° vez, foi eleito o MVP das Finais e faturou o seu 4° troféu, por 3 franquias diferentes. Anthony Davis, novamente brilhante, principalmente na defesa, ainda anotou 19 pontos e pegou 15 rebotes. Há também outros destaques nessa campanha vitoriosa, como: Caruso, Hondo, Kuzma, Dammy Green, Dwight Howard. 

Adam, estima que mais de 6,5 mil pessoas passaram pelas Arenas, desde a sua montagem e só 100 pessoas puderam trabalhar no local, nas finais. 

Contudo, sabe quantos casos de Covid tiveram, nesses mais de 2 meses de confinamento? 

Zero! 

Sim, isso mesmo! 

Não teve nenhum caso de contaminação pelo novo Coronavírus!

Por isso, a NBA fatura, nada menos, de que 1 bi de dólares, por ano. 

Por isso, que é uma das Ligas mais valiosas do mundo e merece toda a atenção cuja possuí... 

Um belo exemplo pro mundo! 

A ponto da ótima conquista do Lakers ser apenas uma "cereja do bolo"... 

Mesmo no país mais infectado do mundo pelo Corona...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligente, irreverente, empoderado...

Rebeca merece a reverência...

Criativa e exótica...