Nem em Hollywood escreveria tão bem...

Foto: Kirill/AFP.

Apesar da inconstância (ou raridade, dependendo como se vê) dos legados nos países que sediam, denúncias de falcatruas e direitos humanos e das mulheres desrespeitados, a Copa no Catar foi o maior acerto da Fifa. Dos últimos tempos. Mesmo também com as restrições sacramentadas pra venda de bebida alcoólica. Batalha à vista contra a sua principal patrocinadora: Budweiser. 

Aliás, os protestos vistos no Catar, são justos. Só que precisam ser bem avaliados. É um país de cultura rígida e que precisa ser respeitada, também. Todavia, tem tudo para se desenvolver. Inclusive, esportivamente ou no futebol, mesmo.

Apesar de curta, a festa de encerramento, pelo menos, teve mais emoção que a de abertura (que também foi curta). Prévia do que estava por vir. E o que veio, seguramente, foi a decisão de Copa do Mundo mais emocionante e bem jogada de todas. Ao menos, desde 70, cuja glorificou outro "tri", o do Brasil. 

Só que a de agora, competentemente, foi selada nos penâltis. Competência que não foi apenas de Messi. Aliás, o gênio Lionel, diante desse "tri" argentino, supera o ápice de Maradona (pena que não pôde ver a final de ontem!)? Considerando que os jogadores de frente são mais valorados (por fazerem gols e alguns embelezarem o espetáculo), pra mim, só Pelé fica acima. Aliás, saúde ao "Rei"! 🙏 

Emiliano Martínez, foi outro que se emparedou. Martínez, além de espalmar com as pernas, a paulada de Kolo Muani, no término dos fabulosos 120 min de prorrogação, enlouqueceu nos penâltis. Dibu, como é carinhosamente, pegou a de Coman e viu Tchoaméni, bater pra fora. 

Aí, além do próprio Messi, bastou Dybala (que entrou no fim do tempo extra, somente pra penâlti. O que é um risco), Paredes e Montiel, acabar com o jejum de mais de 10 Copas ou 36 anos, sem um título Mundial.

Pros franceses, não bastou M'Bappé empatar o duelo duas vezes (na parte final do tempo normal e da prorrogação) e ainda balançar as redes de Dibu, nos penâltis. Também, não bastou as ótimas mexidas de Deschamps, vendo que a equipe se afundava. Isso, considerando a mais uma novidade e arapuca do xará de Messi, o técnico Lionel Scaloni. 

Scaloni, montou 2 linhas de 4. Para muitos, a surpresa não foi essa. Mas, sim, colocar Ángel Di María, pela esquerda. Enquanto esteve em campo, Di María, nada menos que desequilibrou e fez um dos gols. 

Não é tão surpreendente assim, pois além de cortar pro meio e marcar bem, ele sabe dar profundidade. O penâlti sofrido e convertido por Messi, é um bom exemplo disso. Além do lado direito defensivo, com o improvisado, Koundé (Pavard,  fez falta), na lateral, ser o ponto mais vulnerável da França. Di María, embora, irregular, é um excelente jogador e com uma importante carreira na Europa (atualmente, está na Juventus). Entretanto, não era esperado que fosse atuar naquela faixa. 

No fim, a França "vendeu ouro". Contudo, os argentinos se impuseram e mereceram! Nem um diretor desses famosos de Hollywood, do Oscar, escreveria um roteiro dessa magnitude. Nem um ator renomado, que passasse num "tapete" desses, atuaria tão bem. 

Aliás, numa das Copas mais arrepiantes, desde a apresentação dos times (tendo até "bola de fogo" e contagem regressiva, pro início das partidas 👀) e bem jogadas, a Argentina foi a equipe que mais cresceu. Mesmo com problemas idênticos aos do Brasil. Desde a preparação pra Copa e por aí vai... 😅😇😂✋😉🙌

Seleção do Blog: Martinez (eleito o Luva de Ouro pela Fifa), Hakimi, Varane, Saiss (companheiro de Hakimi, via Marrocos) e Blind; Enzo Fernández (na maior parte, foi 1° volante mesmo e eleito Melhor Jogador Jovem), Modric e Rabiot; Messi (claro, eleito o Bola de Ouro. Fora a vice- artilharia, 7 gols), M'Bappé (Chuteira de Ouro, 8 gols) e Harry Kane. Kane, perdeu um penâlti, mas fez outro, contra a França. Os seus gols e assistências, foram primordiais pra Inglaterra. E Di María, se estivesse jogado as outras partidas, a exemplo da final, teria posto na seleção. Técnico: Scaloni...

Disputa do 3° lugar: a Croácia bateu o Marrocos, 2×1 e garantiu o 3° posto. Gvardiol e Orsic, anotaram pra "seleção xadrez". Dari, descontou pros marroquinos... 😉😂✋


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Picanha incomestível...

Dificuldade esperada...

Semelhanças e contrates...