A paixão pelo basquete...
Fotos: 1- Marcos Limonti/SFB e 2- Justin Ford/Getty Images. Ps: pra caber as duas na "capa" do post, o Blog fez um "recorte"...
Depois do futebol, o vôlei é o esporte mais popular no Brasil, segundo pesquisas. Na época da escola, além do próprio futebol (ou futsal), eu já pratiquei vôlei. Mas, destaco outro, que também fiz, quando menor de idade. Claro, não profissionalmente (😂🙏✋), porém, também, não pelo colégio, necessariamente: é o caso do basquete.
Apesar das muitas diferenças, o basquete possuí variadas semelhanças, com o futebol. Antes, friso que, ao lado do automobilismo (na verdade, Fórmula 1), talvez, o basquete seja o esporte que mais gosto ou adoro. Depois do futebol. Embora, mesmo o fut eu, também, não tenho conseguido acompanhar com a devida ou tanta frequência. Fora, que são muitas informações, de vários temas e assuntos de (algumas) áreas distintas, que o Blog trata...
Aliás, o jogo da bola laranja seria o da bola branca, com as mãos, na devida proporção? Envolve ataque e contra-ataque de jogadas; armação, passe, transição e conclusão no perímetro ou fora; técnica, habilidade, visão, tomada de decisão, talento individual e coletivo.
Aliás, cada vez mais, também, em ambas as modalidades, jogadas ensaiadas, sistema defensivo (através da saída de bola do adversário, inclusive), volume, a tal da intensidade (que falam tanto, hoje), velocidade, estratégia dos treinadores. E até mesmo, o uso dos ditos "jogadores reservas".
Sincronizado com equipe de nutrição, fisiologia, fisioterapia, psicologia, medicina em geral ou até de tecnologia da "última geração". Cuja pode ser uma importante aliada da arbitragem ou dos mesmos times/clubes e nas partidas. Além dos avanços da ciência humana e esportiva. Fora, o "fator torcida", como em outros esportes (alguns, ao menos). Até aonde vamos chegar?
Dessa forma, o Sesi Franca bateu o Minas, 86×73 e fechou a série, em 3×1. Garantindo o tetracampeonato do NBB. O Franca historicamente é um celeiro do basquetebol brasileiro e o atual campeão do mundo. Mais do que isso, tem no superexigente (hoje, já aposentado), Hélio Rubens, como um de seus precusores.
Seu filho, que já foi seu jogador e, também, o competente, Helinho, é o treinador da equipe. Destaques pros dois Lucas (Dias e Mariano), David Jackson, Georginho, Corvalan, Didi e João Machini. Todavia, mais ainda, pra essa pequena cidade do interior de SP, que pulsa basquete. O Pedrocão está sempre abarrotado! Pedrocão, de Pedro Morilla Fuentes, um mestre no ensino da educação física, na cidade. Fonte em que Hélio Rubens vira a "beber"...
Ontem, o festeiro foi o Thunder, na cidade de Oklahoma. Seu 1° título na história da NBA. Ao menos, com esse nome. O campeão da Conferência Oeste bateu o da Leste, Indiana Pacers. 103×91, encerrando a incrível série de 7 duelos.
A última vez que as finais da Liga Americana chegaram ao 7° jogo, havia sido na temporada 2015/6. Quando o Cleveland Cavaliers bateu o Golden State Warriors. Além disso, pela 1° vez na história, a NBA têm 7 campeões diferentes, de forma alternada. É o equilíbrio da Liga! O OKC, de Mark Daigneault, têm caras, como: Aaron Wiggins, Hartenstein, Dort, Jalen e Jaylin Williams. Além de Alex Caruso e, principalmente, Shai Gilgeous-Alexander e Chet Holmgren.
Festa de debutante! Aliás, se tecnicamente não dá pra comparar o bom Sesi Franca com o Oklahoma City Thunder ou a estrutura, orçamento e, mesmo, organização, do NBB com a NBA... Mas, será que a paixão (no bom sentido) pelo basquete francano, não se pode medir, em relação aos americanos, nesta modalidade? Ou, a vibração no Paycom Center (pra pegar o exemplo da franquia campeã, na noite de ontem) seria maior do que ocorre via Pedrocão?
Reforço: claro que fatores técnicos, táticos, físicos, emocionais são primordiais. Todavia, entretanto, nos dois casos, o apoio e a paixão pelo pelo basquete (ou pelo que se propõe a fazer na vida) é um bom resumo e incentivador. Do quão sucesso, se pode ter uma agremiação, cuja pode ir longe.
Parabéns, Sesi, o Franca e Oklahoma! Assim, dá vontade de jogar basquetebol... kk✋👋😜
Comentários
Postar um comentário