Se Puttin "apertar o botão", "já era"...

Foto: gabinete da presidência ucraniana, via EBC.

Se estamos em época de disputa presidencial ferrenha no Brasil, escolha e posse da primeira-ministra na Itália (Giorgia Meloni), crise disparada no Reino Unido, Copa do Mundo se aproximando, não podemos abdicar de outro conto atual. Até por não ser menos existencial, volumoso e, principalmente, vital mesmo. Esse conto, é a Guerra Rússia × Ucrânia. Por sinal, chata, antipática, cansativa. Além de horrenda, desumana e, óbvio, também comercial. 

Aliás, a única coisa boa nesses mais de 8 meses e 240 dias, foi a liberação da carga de 4,7 mi de toneladas de alimentos agrícolas. Saíram de 211 navios, atracados no Mar Negro e partiram em direção a Turquia, no último dia 24. Foi um acordo costurado pela ONU, com a Rússia, para que a Ucrânia voltasse a enviar mantimentos, pro ocidente. De acordo com o Ministério da Infraestrutura ucraniana, ainda não são os 6 mi que o país mandava mensalmente. Mas, já é alguma coisa...

Porém, os ataques do Kremlin a Kharkiv continuam a todo vapor. Ainda mais, após o governo de Moscou acusar Kiev da destruição da ponte de Kerch, cuja liga a Crimeia à própria Rússia. Lembrando, que Vladimir Puttin considera a Crimeia como parte do solo russo, de maneira "oficial", desde 2014. Assim como, também, mais recentemente, os territórios de Kherson, Zaporizhzhia, Donestsk e Luhansk. 

Kherson, cuja é uma das que ficam na região Sul, Volodymyr Zelensky, chegou à anunciar o retorno, mas a batalha ainda está gigante! Aliás, Zelensky, junto com seus soldados e civis ucranianos, continua resistindo. Mais até do que se previa. Até mesmo, por que o pais ainda recebe bastante canhões de armamentos e caminhões de dinheiro. Sobretudo, via EUA, de Biden. Fora, as tratativas da UE e, mais ainda, da OTAN, pra anexá-la, em seus blocos. 

O que, provavelmente, poderia ruir e de vez! Não só com o Leste europeu, mas com o planeta. Moscou aumentaria sua ira e bastaria Puttin "ligar o botão nuclear". Pronto! Seria uma tragédia confirmada e IRREVERSÍVEL! Especialistas calculam que 5 BILHÕES de vidas humanas seriam perdidas. NO MUNDO! O que exterminaria com o planeta, obviamente!

O presidente russo, é sem limites e já ameaçou, claramente, a fazer isso! O mote, é que a aliada China, de Xi Jinping (que nas próximas horas deverá confirmar o 3° mandato e se perpetuar mais um pouco no poder, depois de Mao Tsé-Tung...), não está disposta a tanto. Até por, também, afetar, comiseradamente, sua estratégica economia, segundo especialistas. 

As duas estão entre as maiores potencias militares do mundo e uma fronteira, com mais de 4000 km, que se cruzam. Ou seja, várias coisas podem ser empreendidas por ali. Vontade, o ditador Puttin tem. Inclusive, pra implantar Lei Marcial e realizar referendos forçados e falsos. Como os feitos nas regiões "separatistas", ao Sul da Ucrânia, recentemente. 

Então, ninguém pode pará-lo. A não ser por seus próprios interesses... 👀🎥😂🔑



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Picanha incomestível...

Dificuldade esperada...

Semelhanças e contrates...