Inteligente, irreverente, empoderado...

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"Silvio Santos vem aí!"

De vendedor de cachorro quente a megaempresário, são vários fatores e nuances que levaram Silvio ao sucesso. Um deles, sem dúvida, foi a inteligência pra descobrir e aproveitar sua ótima visão empresarial. Daí, várias empresas ligadas umbilicalmente ao "Grupo Silvio Santos". A principal, claro, a fundação do Sistema Brasileiro de Televisão. Onde foi seu auge e fazia o queria... 

Confesso que eu não ficava muito parado e sentado o acompanhando. Mas, também, reconheço seu dom eficaz e irreverente na comunicação. Lembrando, que quando começou, não existia as novas tecnologias. Nem a televisão, era "a cores". Aí, com o poder da dinheirama, Silvio já mostrava o tal "empoderamento". Às vezes, beirava a intransigência. Até demais. 

Funcionários do SBT se "enlouqueciam", com suas mudanças na grade de programação, os pegando de surpresa. Mesmo tendo  relacionamento ímpar com seus colaboradores. Mas, até com suas amadas filhas, a exigência era costumeira. E diante da alcunha, cuja já chegou a ser até o slogan do canal: "TV mais feliz"... 

Mas, o Senor Abravanel (seu nome de origem. Sílvio Santos é nome "artístico"), não se importava, a ponto de distribuir ou jogar dinheiro a participantes de seu entretido público (fora, as bonitas, constantes e embaladas dançarinas). E ainda, com sua voz chamativa, criar jingles ou bordões... 

O que era o "Show do Milhão"? E o "Teleton". Atrações, em pró de ajudar as pessoas. É o "baú da felicidade"... No caso do "Teleton", Silvio passou o comando pra Hebe (hoje, já falecida) e depois, para a Eliana. Com quem dividiu, por muito tempo, a programação dos domingos. 

Eliana, recentemente, foi contratada pela Globo e tem um quadro no Fantástico. Além de apresentar o "Saia Justa", na GNT. Outros considerados renomes a dividirem o espaço do domingo com Silvio, foram Gugu (outro já falecido) e Portiolli. 

Aliás, com a Globo não desgarrando do futebol, o "homem do baú" deslumbrou a chance da popularidade aos próprios domingos. Os domingos, por sua força comercial, são os dias mais valorizados da TV. 

Não só por estações, como o próprio Silvio dizia, mas, também, anunciantes, cujos bancam caro. Principalmente, do meio da tarde pra noite. Faixa em que, claro, Silvio apresentava sua atração. Cuja durava 4, 5, 6 ou 8 longas horas. "Horário nobre" muito bem desvendado! Nada melhor do que um retorno positivo, por parte do público ou da "família brasileira". Até de crianças ou, mesmo, "calouros", revelados por Santos. Olhando por esse lado, cumpriu muito bem esse papel...

Porém, o lado popular o carregava sorrindo, mesmo nas dificuldades, como: quando teve de vender o banco Panamericano ou ao ver sua filha Patrícia (que, hoje, apresenta o "Programa Silvio Santos") sequestrada. O próprio Silvio, também, chegou a ficar sob mira de criminosos, em sua luxuosa casa. Em ambas as situações, o empresário tratou a imprensa e público com bom humor e até fez piada.

Apesar da aparente amizade com Boninho, o sonho de Silvio era derrotar a Globo no ibope e, óbvio, colocar o SBT no patamar acima. Por isso, o judeu de família Abravanel, não quis ficar na platinada. Fora, não topar o "padrão Globo de qualidade", como frisou o próprio Boninho. Então, de convite a ser um "simples funcionário", Silvio preferiu "voo solo", a "janela", como ele denominava. Olha que, segundo Boninho, Silvio já tinha emprestado (e recebido) grana a executivos da Globo...

Nos últimos anos, o SBT vêm passando por mudanças. Principalmente, nos ramos comerciais e artísticos. Sob o comando de sua também filha Daniela Beyruti. Inclusive, comprou os direitos de transmissão de alguns torneios importantes de futebol. O jornalismo está longe da perfeição. Porém, é um oásis, mais investido e "encorporado" que antes...

No entanto, com a morte do pai de Daniela, como ficará o SBT? Se mais distante da caça a Globo, de ser a emissora "número 1" do Brasil, pode potencializar mais a Record, na briga. Emissora que deixou o amigo Edir Macedo adquirir, em 91. Os dois, além dos donos da Rede TV (Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho), chegaram a fazer um complicado consórcio (Joint Venture), via tv paga. 

Aliás, um detalhe interessante, é que até "The Love School" - programa amoroso da Record e Universal, abriu espaço pra cobertura do falecimento de Silvio, no sábado. "A Escola do Amor", em tradução livre, não por acaso, é apresentado pelo genro e filha de Macedo, o casal Renato e Cristiane Cardoso. 

Outro sonho era passar dos 100 anos de idade. Ficou mais ou menos 60 anos na TV. Desde antes do surgimento do SBT e parou com 93 de idade. Há 2 dias do próprio SBT completar 43 anos, que é hoje. 

Se Silvio era simples, como mencionou Celso Russomanno, não deixava de ser corajoso e enigmático. Assim, pôs o SBT como um dos principais veículos, deste país. O que, por si só, já causa um efeito estrondoso no mercado e entretenimento. 

Falando em veículos, o "dono do baú" fazia questão de levar e homenagear artistas, comunicadores de outras TVs. Também. Seria a "Porta da Esperança, da alegria"? O Troféu Imprensa visava, justamente, isso. Diferente do que a Globo faz. Mesmo com os tributos da plim plim a Silvio, pós sua partida... 

"Chegou a hora da alegria (?), vamos sorrir e cantar (?)" 😔😒

Meu respeito e sentimento a família, amigos ou admiradores! 

E tomara que não haja aquelas brigas lastimáveis e intermináveis por herança, vide vários outros casos...

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