Dificuldade esperada...

Foto: Lucas Figueiredo/CBF.

Apesar de não ser das mais tradicionais e talentosas, a Suíça têm um dos melhores sistemas defensivos. Do planeta. Há anos. Atualmente, treinado e muito bem montado por Murat Yakin. 

Ou seja, por si só, já se anunciava uma dificuldade esperada do Brasil. Ainda mais, sem Neymar e Danilo, substituídos por Fred e Éder Militão. Dois jogadores defensivos, com boa capacidade de desarme. 

O time fica guardado, para eventuais estocadas suíças. Só que, praticamente, sem cérebro, no meio-campo. Como venho frisando, uma dificuldade de tempos do futebol brasileiro e com Paquetá aquém da sua produção. A exemplo da estreia na Copa, diante da Sérvia. Até por que o outro lado lateral, Alex Sandro, também não possuí o tino necessário, no apoio e armação. Fora que a pressão na saída de bola, também não funcionava. 

Daí, uma equipe lenta, burocrática. Que encarava (ou tentava) 2 paredões de 4 e 5 atletas suíços. Ora, mais a frente, mas no maior tempo, foi cerrado, recuado mesmo. Só com Embolo, brigando por uma bola, no ataque. Mesmo o veterano e famoso, Shariri, foi barrado. O novato e tático, Fabian Rieder, ocupou o seu setor, o direito. 

Portanto, dependia de ações dos pontas, Raphinha e Vinícius Jr. Bem ou mau, foram os que melhor produziram, na 1° etapa. Porém, a redonda não chegava em Richarlison. Daí, as excelentes, supimpas entradas de Rodrigo e Bruno Guimarães, no 2° tempo. E mais ainda, a presença do "homem-surpresa", na meta da Suíça: Casemiro, com um lindo chute, de prima, no cantinho esquerdo do arregalado Sommer, aos 37 min do 2° tempo. 

Vitória que pode elevar a moral e sem Neymar. Classificação garantida e ótimo ter um "elemento-surpresa", como Casemiro. Ok. Beleza. Mas, até que ponto é bom se prender em gente vindo de trás e com o time pecando na criação? Não seria a hora de Tite escalar já Bruno Guimarães, ainda mais sem Neymar? 

Vitória portuguesa: na principal pelota do dia, Portugal foi outro que venceu a 2° e assegurou para as oitavas. Mesmo com organizadores, a entrada do volante William Carvalho, que tem bom passe e chegada na frente e Cristiano avançado, carece de um bom atacante. Além dos laterais terem mais força física do que técnica, no apoio. Bruno Fernandes e os seus 2 tentos, sendo 1 de penâlti, liquidaram a fatura. Será que o selecionado de Fernando Santos crescerá na competição? E concordo com as críticas, que se Diego Alonso tivesse posto o time adiantado mais cedo, ocasionalmente, o resultado poderia ser mais favorável, pro Uruguai...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Picanha incomestível...

Semelhanças e contrates...