Dia Mundial Sem Carro: por que o Brasil não investe melhor no transporte público e na bicicleta?

                   

Como sabemos, ontem foi o dia mundial sem carro. Segundo especialistas em trânsito e em meio ambiente, essa é uma ótima iniciativa. O transito flui melhor e o ar não fica tão poluído. Portanto, além da diminuição dos gases de efeito estufa, as pessoas poderiam se locomover mais rápido e não passar por aquele extresse chato do dia dia. Isso seria melhor para a saúde do planeta. Em muitas cidades do mundo, o transporte público é melhor do que no Brasil. E algumas delas, como Berlim e Nova York, especialmente durante a semana, boa parte da população usa a bicicleta para ir e voltar do trabalho. Mas aí fiquei pensando: Por que no Brasil o transporte público não é eficaz e ainda os carros são muito mais usados do que as bicks? Primeiramente, os estados, especialmente as grandes metrópoles, foram arquitetônicamente montadas para o uso do carro. Ciclovia nem existia. Só agora que estão começando a incentivar o uso da bicicleta, como meio de transporte. Outra coisa: O transporte público, nesse país, sempre foi deficitário. O que fez muita gente preferir o carro. E além da comodidade do veículo próprio (tem gente que usa carro até para ir na padaria ali pertinho de casa), também tem uma questão interessante: Muitas pessoas ainda fumam. Daí, não tem fôlego para pedalar. Ou seja, também há esse lado de saúde pública. Para resolver o problema do congestionamento e melhorar a locomoção, é preciso melhor investimento por parte dos governantes em transporte de massa. Incluindo as ciclovias. Além da população se conscientizar que o carro nem sempre é o melhor meio de locomoção. Campanhas como a do Detran e de grandes empresas, parecida com a que foi feita ontem aqui em Brasília, podem conscientizar muita gente sobre essa mudança de hábito...










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