Trintei! O meu presente é seu, leitor!


Esse post é muito especial! Talvez, o mais peculiar de todos... Poderia escrever sobre as Eleições, a cada dia se avizinhando aí, cuja depois comentarei, por sinal. As crises em países do naipe de Venezuela (essa eu já abordei 3 vezes, diga se de passagem), a fiscal na Argentina e a gravíssima e horrenda em Nicarágua. A Copa do Brasil e Libertadores, em fases agudas do "mata-mata". As altíssimas tempetaturas na Europa, que tem feito até muita gente passar mal e deixado o mundo perplexo. Fora as queimadas... Só que vim falar de um tema BEM nobre: É o aniversário! Não do blog, embora no próximo dia 23 completa 1 aninho, mas sim do blogueiro e os seus acima de tudo desgastantes 30 anos. Sim, isso mesmo! Nesta semana, cheguei a nada mais, nem menos do que 30 primaveras de idade. Por isso, decidir expor algumas experiências de vida, misturadas diante de percepções e análises de fatos, que didaticamente podem facilitar o entendimento e gerar novas ideias e caminhos para você, meu querido, amado, leitor! E pra mim, que tanto preciso, idem! Tenho liberdade de expressão aqui nos textos, porém por motivos óbvios não falarei da família, nem de fatos expondo demasiada ou ridicularmente amigos ou conhecidos. Assim como não colocando o nome deles. Pelo menos, não sem autorização prévia. Nasci, em 29 de Agosto de 88. Sou oriundo de Brasília, capital da República e cidade que vivo até hoje. Praticamente no nascimento, descobri o Transtorno de Déficit de Atenção (o antigo DDA, hoje TDHAI). Agitação inquieta e acima do normal, mesmo para uma criança; tampão incòmodo em uma das vistas, que eram enbaçadas, por sinal; remédios, como ritalina e concerta; cérebro que não compreendia informações essenciais e por isso traduzia mal no papel e a letra parecia mais um "garrancho" e falava sem nenhuma objetividade. Fora as distrações, que em dias atuais diminuíram drasticamente. Hoje ainda uso óculos, mas sem as cordinhas, que eu adorava chupar. Kkk.. Todavia, esse é um dos itens que ainda tenho de me policiar pra caramba. Especialmente, na hora do cansaço. Hajam médicos! E tenho de admitir que a pouquíssima leitura, cuja só veio me ajudar mesmo anos e anos depois, contribuiu em torno desse cardápio. Claro que tenho de ler muito mais e ainda nesse texto voltarei nesse assunto. Mesmo com todo esse emaranhado de fatores, a princípio negativos (e eram de certa forma), procurava encarar a vida com alegria e usar a criatividade que o DDA oferecia (essa é uma das raras vantagens desse Déficit). Muitas pessoas gostavam e respondiam bem. Entretanto, outras não. Enquanto várias ainda fingiam adorar, outras me consideravam um "bobo da corte", "idiota" e tentavam me manipular em tudo. Por ingenuidade, vivia caindo. Apenas tempos depois e com bem mais entendimento, percebi as armadilhas de colegas em escolas e afins. Entre outros motivos, o fato de ser elevadamente comunicativo, levou-me a fazer a faculdade de Comunicação Social/Jornalismo. O que me fez subir consideravelmente mais o nível de senso crítico e a capacidade de indignação com coisas cujam realmente são importantes. Coisas que, com todo o respeito, faltam a muitos. Inclusive a pessoas de bem, por inúmeros fatores. Dão muita importância a temas pequenos ou irrelevantes e quase nenhuma ou zero aos que realmente fazem a diferença. Assim, quando há indignação é apenas pessoal e/ou seletiva, mas sem precisão. Dificilmente, há alguma bem articulada. O problema é que não consegui até o momento, nem estancar, diria o meu principal defeito, cujo é: Encolher-me assustadoramente em situações pelas quais não me sinto à vontade. Aí, somada a outros motivos, como a falta de emprego/trabalho, me levaram a tipo: Depressão e desejos de suicídio. O blog, no qual já tinha recebido sugestões a anos atrás, criei quando 2 colegas vieram me visitar em meu condomínio: Bastou aí uma conversa para vos armar e botar no ar. Esses quase 100 posts no canal (vos escrevo o 99°) têm sido um alívio e principalmente, fonte de ideias e conhecimentos (o que é importante também pro mercado de trabalho) e força para lutar e viver melhor e mais feliz. Embora, ainda continuo em busca de alcançar a FELICIDADE. Basta conseguir estar concentrado, que até aceito críticas CONSTRUTIVAS. Hoje, procuro me informar cada vez melhor e leio livros, especialmente do cotidiano e "auto ajuda", apesar de que muitos gostariam que fosse mais de romance e ficção. Vejo o mundo de forma globalizada. O que mostra uma evolução. Porém, inibe a criatividade e pensamentos distintos. O preconceito, que tanto se comenta, existe para várias pessoas, em diversos segmentos e necessita ser extirpado. Seja direcionada a individualidades ou a coletividades, como a idosos, por exemplo. Contudo, também existem aqueles que fingem combater uma discriminação, para querer (disfarçada ou loucamente) impor outra. Fazem pior ou bem pior do que afirmam! A ideologia de gênero, já descrita nesse canal, para quem quiser ler e se informar melhor, talvez seja o maior exemplo disso. E não só no Brasil, mas ao redor do planeta, idem, em dias atuais. É uma guerra! Diria que são os falsos idiotizados! Há de tudo! Quem for ingênuo, será engolido! Aliás, o que recebo de palavras bonitas, mas por pessoas que na prática "jogam ao vento", não está no "gibi". Não sou perfeito (bem longe disso!), mas quando descubro e/ou detecto essas "verdades", "fica no cara", veio. Já contei aqui no blog sobre uma Coach que no 1° contato dela comigo no Linkedin colocou uma mensagem toda linda, arrumadinha, se disse "a disposição para troca de ideias e conhecimentos e frutífera amizade" (mais ou menos desse jeito pomposo, por sinal). Fora o canal dela no Youtube. Bastou eu dar uma resposta simples e boa, sem nem mesmo perder a educação e tal, que simplesmente ela deu "piti" horroroso e dias após nos excluímos. Como confessei no outro post, ainda "dei uma boa lição nela" no Facebook, antes de deleta-la. Tenho  a melhorar ainda, mas desculpem (!) odeio gente SEM CORAÇÃO. Se for pra ser assim, me perdoem (!), mas prefiro então quem tem um vocabulário recheado de palavrões, desde que com inteligência. Xingamentos podem não ser nada aconselháveis. Por outro lado, geralmente demonstram sinceridade. Em muitas situações, o pior é quem provoca as ofensas. E sobre a inteligência, um dos quesitos é o senso crítico, como salientado acima e a CORRETA INTERPRETAÇÃO. Tem gente que não aceita agente como agente é! Tem uma galera da sociedade que adora impor estilo, comportamento, jeito e gosto no outro. Entretanto, alguns às vezes, nem eles mesmos seguem. Não que na vida nunca temos de ceder, mas se passar do essencial ou de um certo limite, perderemos terreno até a hora de nos entregarmos totalmente. Em outras palavras, quem tenta nos sugar, se cedermos em tudo/sempre, não vamos conseguir nos sentirmos mais à vontade. Portanto, a criatividade pode ser essencial. Ainda que independentemente de todo o modo, iremos ser criticados, considerando que tem "sempre um" só pra isso. Amigos são verdadeiros, fraternos, que te dão aquele "up" (ainda que pra te corrigir no bom sentido) e sempre te querem ver bem e principalmente, o seu bem nos momentos mais duros da vida. Podem não estar sempre presente. Todavia, sempre querem estar (assim como você investir na dele) e com um detalhe: Sem querer ficar te aporrinhando até cansar, por causa de coisas banais, como: Roupa, por exemplo. Quando o "olhar" ou a preocupação começa a ficar desmedida, surgem os "complexos". A sociedade tem variados "complexos". Tenho uma amiga Nutricionista. Ela me falou que tem fim de semana cuja toma uma cervejinha e que isso não ocasiona nenhum problema de saúde. Muitos podem até extranhar por causa da profissão dela. Só que ela se cuida legal durante a semana e outra: Mesmo quando bebe, não fica "enchendo a cara". É apenas uma ou outra! E mesmo assim, não dirige após ingerir o álcool.     Confesso que eu mesmo também tenho de vencer "complexos", mas aprendi a admirar essa amiga 'Nutri', especialmente como baita ser humana que é. Isso sem contar que ela não deixa de ser uma profissional ímpar do caramba. ❤. Organização é uma coisa e "ciência exata", outra. Entendimento e/ou compreensão, consciência e paciência, sem manipulação, também são essenciais num relacionamento dentre humanos e amizades. Durante 10 anos, frequentei igrejas evangélicas. São as que mais crescem! Há um amor estupendo, significativas verdades bíblicas e ensinamentos pra vida. No entanto, a falta de empatia, de harmonia e as "picuinhas venenosas" também afastam em elevadas proporções. Eu voltando, gostaria de paz, tranquilidade, energia saudável e renovável. Exemplificar se pode xingar, ir pra balada ou só praticar a fé em casa ou não, pode ser e até deve ser discutido, desde que sem ofender o visitante ou membro da denominação. Mas, creio que a troca de ideias deva ir além, sem importunaçoes imbecis e principalmente, nada de invenções destrutivas. Até para brotar o amor verdadeiro, que é o mais importante. De dentro das pessoas pra fora. Muita gente, inclusive eu, está precisando. As mídias sociais são virtuais, inseridas na realidade e um caminho sem volta. São excelentes por que aproximam as pessoas. Em outra vertente, péssimas por que as distanciam. É o século XXI! Sinto que os mais pertos são os que estão mais longe. Ainda que até localizados em outros estados. E faço 2 obs.: 1°, cada relacionamento é diferente do outro. O que não necessariamente significa um ser melhor ou pior. 2°, vejo que tenho mais contatos e amizades com mulheres, especialmente nessas redes. Embora, também mais desentendimentos e exclusões. Mesmo comprometidas, procuro ao máximo ter total zelo por elas e seus cúmplices. Será que irei namorar, casar e até ter filhos? Porém, já adianto que os laços amigáveis serão mantidos da melhor forma possível e desejável. Sejam com homens ou mulheres. Aliás, elas parecem mais abertas no relacionamento humano. Precisam ser respeitadas. Inclusive, tem uma que me manda sapsap em plena madrugada. Kkk.. E ainda ficou, por vontade própria, de me presentear com um cartão e livro. Segundo ela, nos próximos dias, estará enviando pelos Correio, para chegar em minha residência. 😀❤. Quando se é uma pessoa conhecidíssima ou famosa, tende a torna-se mais rodeada. Muitas vezes, isso não é bom, pois a fama costuma empobrecer o ser humano (ainda que excepcionais profissionais), como frisa sabiamente o colunista Tostão. Agora, fazer o bem de coração e estar leve é tão bom... Então, é isso. Vida que segue. O que objetivo precisa ser observado. Subjetivo, também, mas desde que tenha relevância. Acredito também que a energia é importante e pesa. Só que precisa ser vista COM MUITO CUIDADO. Assim, concluo o texto, deixando-o como reflexão. Foi o mais nobre! Todavia, o mais difícil (até na escolha da foto kkk..) e longo na mesma medida. Só no caderno, demorei 3 dias pra montar e deu 4 páginas. Fora que vinha pensando a cerca de 1 mês e meio, desde a reta final da Copa. Espero que vocês, parceiros, leitores reflitam. Isso vale para mim também e é o maior presente. Forte abraço, muita luz no coração e que Deus nos proteja!!! 😀. (A moça que disse que iria me enviar o livro, veio trazer, ontem, pessoalmente em meu condomínio. Sim, isso mesmo! Ela veio do RJ, para me presentear com o livro: "O homem mais inteligente da história", do excepcional psiquiatra, Augusto Cury. Além de um cartão, que estava dentro, junto com uma peninha. Não importa que tenha sido uma semana após o meu aniversário. O que importa, é que foi de coração ESTUPENDO!!! Tem como não admirar essa Karinne Coelho??? ❤😁)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Picanha incomestível...

Dificuldade esperada...

Semelhanças e contrates...