A tragédia e a indignação...


Passados mais de 10 dias, a consternação e a indignação geral e mundial continua com a tragédia da barragem de mineração rompida em Brumadinho, região metropolitana de Minas Gerais. Sim, isso mesmo. E não é pra menos. É um fato lamentável (mais um em nosso país), cujo poderia ter sido evitado e que, infelizmente, era anunciado. Estava na "cara"! A Vale, que conseguiu manter sua imagem distante da "discípula" Samarco, na de Mariana (também em MG), em 2015 (aliás, até hoje nem indenizou as famílias que perderam casas e as dos 19 falecidos), dessa vez está sendo mais do que bombardeada de questionamentos e críticas da mídia, opinião pública e sociedade cívil. E com razão! Ainda sim, as ações da mineradora que despencaram após o lamentável ocorrido, logo voltaram a subir e razoavelmente bem, em Nova York. Mesmo com grupos de investidores se unindo para entrar com processos judiciais, por "danos morais", já que isso abala qualquer investimento. E, dificilmente, seria diferente com esse grupo de empresários. Aliás, segundo o Ibope, a companhia é a 3° brasileira mais valiosa no mercado internacional, ficando a frente até da cervejaria Ambev. Perde apenas pros papéis da Petrobrás e do Itaú Unibanco. É importante salientar, também, que boa parte de sua fortuna é justamente extraída pelo minério de sódio, de ferro, extração de cana e açucar, soja, óleo, milho e vários outros derivados do campo e da produção agrícola.

Agora, os seus modelos de barragem estão completamente ultrapassados e obsoletos. Não adianta seu Presidente, Fabio Schvartsman, anunciar somente o fechamento de 10 de seus outros açudes. É preciso ser vigilante constante e investir abrupta e pesadamente em tecnologia, afim de evitar que o caos humano e material volte a predominar. O Chile, por exemplo, faz isso, desde os prejuízos sofridos, em seus eco sistemas, na década de 70.

Outra coisa, o que aconteceu em Bento Rodrigues e no Córrego do Feijão e sua Mina, não foram, simplesmente, 2 acidentes ambientais. Não! Até porque o Brasil não tem terremoto, furacão, maremoto, tornado ou vulcão. Então, foi muito mais do que isso. Certamente, crimes E graves sintetizaram. Além da falta/falha nas fiscalizações dessas barragens, precisa investigar a fundo se não rolou propina e afins na liberação de certificados de licenças, atestando a segurança dessas represas. Isso com o intuito, obviamente, de livrar a empresa de eventuais danos causados em troca de grana "preta" para políticos e gente próxima ou importante. Não basta somente a prisão de 5 pessoas, feitas pela PF na semana passada. Se mais gente (o que é bem provável) tiver a real responsabilidade sob os fatos oriundos, mas se omitiu, que se pague na forma da lei. Xilindró! Sem choro, nem vela. A Deputada Federal Joice Hasselmann (PSL-SP) anunciou na última Sexta-Feira, no Mariana Godoy Entrevista, na Rede TV, que está atrás de 171 assinaturas de colegas Deputados, para instalar uma CPI (Comissão de Inquérito Parlamentar), afim de esclarecer e punir severamente os responsáveis pelo desastre de Brumadinho. Para isso, ela conta com informações do Deputado Estadual da própria Minas Gerais, João Vitor Xavier (PSDB, único parlamentar do Estado que havia alertado antes o risco desse novo rompimento) e participação de vários órgãos competentes.

De acordo com as últimas atualizações feitas pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Cívil e IML (Instituto Médico Legal), são 134 vidas ceifadas, 120 corpos identificados e outras 199 permanecem sumidas. Esses números saíram no início da tarde de ontem (Segunda-Feira, 04/02/19). Ou seja, infelizmente o número de óbitos deverá ser bem maior, nas próximas atualizações. Aliás, que show de dedicação, competência e sobretudo, humanidade, vários profissionais desses órgãos e voluntários (até de Israel que atuaram nas buscas) estão mostrando de trabalho, na atuação de forma geral. Que não sejam em vão!!! Veremos cenas dos próximos capítulos...

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Eduardo, penso que todos concordam com cada uma de suas palavras, já li muitas postagens falando do assunto Brumadinho, e concordo com todas, todas as criticas feitas são justas e justificadas.
    Os investidores Imbuídos até a alma pelo sentimento de perda, agora processam a Vale, criam entraves para a Vale, ficam de mau da Vale, cortam relações com a Vale.
    Teve inclusive uns Artistas no Atual governo que chegaram a balbuciar a isenção de culpa da Vale, vê se pode?!
    Afinal como disse o presidente da Vale, "a Vale é uma joia brasileira"... e os filhos deste amado solo da mãe gentil ?
    Sem casa, sem gado, sem plantação, sem negócios e sem vida... afinal a joia é a joia ...
    Penso as vezes, que sabendo das possibilidades reais de rompimento, pra mim, é como beber e dirigir: você assumiu o risco, tem que ser severamente penalizado, tem que pagar as vitimas que sobreviveram, tem que ressarcir as famílias dos que se perderam sim!!!

    Sobre as providencias que deveriam ter sido tomadas acredito que só serão de fato tomadas quando estas forem parte da cultura do País, como esta descrito no exemplo : https://www.linkedin.com/pulse/brumadinho-com-meus-bot%C3%B5es-jos%C3%A9-carlos/

    No mais que Deus nos guarde de nos mesmos brasileiros com seu jeitinho ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Picanha incomestível...

Dificuldade esperada...

Semelhanças e contrates...