Apesar de tudo, pode ser bom...


Depois de amanhã, começa o Brasileirão 2019. É um Campeonato de 20 equipes. 380 jogos. 38 rodadas. Pontos corridos. Turno e returno. É uma maratona que vai até o fim do ano.
A novidade dessa edição, desde a 1° rodada, é o uso do VAR. Mesmo tão debatido e constestado, veio pra ajudar a não menos criticada arbitragem brasileira.
A outra novidade, é o Grupo americano Turner, que depois de décadas, tirou parte do monopólio global nos direitos de transmissão do Campeonato. Ela fechou contrato desta temporada até 2024, portanto, de 6 anos, com algumas instituições, via TV fechada: Santos, Internacional, Fortaleza, Palmeiras. A Turner irá usar os seus canais TNT ou Space ou a página do Esporte Interativo no Facebook para a transmissão dos jogos. Mais ou menos, o q é feito nos dá Champions League. Aliás, falando no verdão, o alviverde (pelo menos, até agora) ainda não fechou com a Globo. Nem na TV aberta, nem no Pay-Per-View. Dizem que estão muito próximos de um acordo e que a qualquer momento ou nessa semana, iriam selar positivamente. No entanto, até agora, nada. O que é inédito, já que nenhuma agremiação tinha deixado de assinar ou resolver com a emissora carioca em cima da hora. Essas coisas são feitas muito tempo antes.
O problema do não acerto, é que como a Lei Pelé proíbe a transmissão de jogos ou eventos dentre equipes cujas tenham fechado contrato apenas com veículos diferentes entre si, algumas partidas não poderão serem mostradas, por meio de imagens ao vivo. Ou seja, só rádios ou o famoso "minuto a minuto" da internet podem exibir em tempo real. Para se ter uma ideia e pegando o próprio exemplo do clube da água branca, hoje, somente 12 de seus 38 confrontos estão "cobertos". Ou seja, 26 seguem "descobertos".
Por outro lado, se e quando fecham, costumam receber mais verba. Todavia, a maioria deles continua quebrado por más administrações. O que não deixa de ser um absurdo!!!
Entretanto, clubes tipo São Paulo, Grêmio e o mesmo Palmeiras, mantiveram a base e trouxeram da China jogadores, como: Alexandre Pato, Diego Tardelli e Ricardo Goulart (este empréstimo de 1 ano). O que já é uma vitória sobre o futebol chinês, pelo menos. O Santos, além do técnico argentino Jorge Sampaoli, comprou o lateral esquerdo Jorge. O Fluminense, o meia Paulo Henrique Ganso...
Os favoritos são: O atual Campeão Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Grêmio. O time de Felipão possuí uma boa estrutura, porém precisa jogar mais bola. O Flamngo, de Abel Braga, pelo elenco caríssimo e que ainda conta com Gabigol e Arrascaeta, vindo do Cruzeiro. A raposa, aliás, não sentiu falta do Meia uruguaio: Manteve Mano Menezes e boa parte do conjunto do ano passado e ainda se reforçou bem, com Rodriguinho, Marquinhos Gabriel, que assim como Fred, estão recuperando o seu futebol. O título Mineiro e os 100% na Libertadores, classificado pras Oitavas sem sofrer nenhum gol e marcado 10, não são a toa. Aliás, vale destacar que é a unica equipe do Brasil cuja ainda não perdeu em 2019 e tem tudo pra confirmar os 100% e melhor campanha da fase de Grupos da Liberta, na última rodada, em casa, diante do Emelec. Está voando nesse início de temporada! E o Grêmio, do agora "imortalizado" Renato Gaúcho, também tem tudo para estar na próxima fase da principal competição continental: Basta empatar, em sua Arena, contra o Universidad Católica. Além de permanecer e reforçar seu plantel, foi o time brasileiro que melhor atuou nos últimos 2, 3 anos.
Times, como o Inter, de Odair Hellmann e Paolo Guerrero, Corinthians, de Carille, Cássio, Júnior Urso e Love, o aparentemente renascido São Paulo, agora de Cuca, Pato, Tche Tche e a garotada da base (especialmente, Anthony) e o Athletico Paranaense, de Tiago Nunes e Marco Ruben, também podem dar trabalho.
Santos e Fluminense, um degrau abaixo. Talvez, o bagunçado Atlético Mineiro, mais ou menos, nessa toada.
O resto, por sua desorganização, incompetência e/ou menos dinheiro, tendem a brigar mais do meio pra baixo na tabela.
Claro que outros fatores, como a chegada e saída de atletas e Técnicos, pausa pra Copa América e o desempenho nas Copas (principalmente, a Libertadores) podem modificar os prognósticos e posições dos clubes no Campeonato. Porém, a tendência é essa descrita, numa competição sem craques, mas que o nível técnico deverá ser um pouco melhor do que os últimos. Principalmente, pós saída de Neymar pro Barça, em 2013. Apesar de tudo, já é um alento...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Picanha incomestível...

Dificuldade esperada...

Semelhanças e contrates...