Será que finalmente saíra do papel???


"O termo brexit é uma abreviação de "british exit", que se chama êxito britânico. Significa saída, encerramento, rompimento do Reino Unido com a União Europeia (UE). Isso veio a tona em Junho de 2016, quando, num plebiscito, a maioria apertada dos britânicos (52% contra 48%) optaram pela separação do Reino com a União.
A essa altura, já tinha trocado de 1° Ministro, com Theresa May assumindo o lugar de David Cameron, justamente no intuito de acelerar as discussões sobre como seria feita essa separação.
No entanto, as 3 propostas apresentadas ao congresso britânico foram amplamente renegadas. O que custou a liderança do Partido Conservador e a perca do cargo de 1° Ministra para Boris Johnson, em Junho desse ano.
Além disso, há o fato de que mesmo se a saída for feita pela "porta da frente", teria de pagar a UE o equivalente a 39 bi de reais pelo rompimento do contrato. Fora, o que fazer com os europeus cujo moram no Reino e como proceder diante de quem é britânico, porém reside nas demais nações da UE?? Além da "fronteira dura" entre as irlandas.
Por isso, o Brexit virou uma novela mexicana, em plena Europa."
Esses são alguns trechos do Blog, escritos no último dia 22 de Outubro.
Só que de la pra cá, as negociações avançaram consideravelmente a ponto de, ontem, o parlamento britânico aprovar a saída do Reino da União. Foram 621 votos favoráveis, 49 contrários e 13 abstenções.
O prazo para a retirada está marcado pro próximo Sábado, dia 1°. A previsão é que a transição dure 11 meses. Ou seja, até o final do ano o Reino Unido ainda estará ligado a UE. E aí sim, a partir do dia 1° Janeiro de 2021 terá a sua liberdade completa.
Isso se tudo ocorrer conforme o combinado...
Por isso, o questionamento que fica é: após tantas idas e vindas, será que finalmente o Brexit terminará e a "novela" acabará???
O mundo inteiro - que, por sinal, pode ser afetado, acompanha atentamente...

Comentários

  1. A Inglaterra precisa manter seus interesses com outros Países, mais
    foi aplicada esta decisão porque os Ingleses querem autonomia e não
    estarem presos a uma única corrente que controla todos tem muitos
    interesses financeiros dos Grandes nisto e a Inglaterra precisa manter sua
    Autoridade no Mercado e perante demais Países, ou perde o controle nas
    suas áreas que precisa crescer e manter estável sua Economia e Navegação
    Marítima na qual é ainda são fortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só a Inglaterra, como os demais da região, né? Mas, principalmente os ingleses mesmo. Obrigado pela sua participação!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Picanha incomestível...

Dificuldade esperada...

Semelhanças e contrates...