O grande triunfo da squadra azurra...


Se no sábado, a Argentina saiu da fila de 28 anos sem troféus, ontem, os ingleses não conseguiram repetir o feito e quebrar o tabu de 55 primaveras sem título. Assim como também há 5 temporadas, os visitantes sobrepuseram diante dos mandantes. No caso de 2016, Portugal foi o algoz da França, na prorrogação. 
Neste domingo, a Itália fez história ao bater o English Team, nos penâltis. Aliás, foi a 1° vez que a final da Eurocopa é definida em cobranças na marca da cal. 
A 1 min e 57 s, Luke Shaw inicia a jogada cuja ele mesmo conclui de "prima". A bola ainda passou pelo inteligente Harry Kane e Trippier cruzou sob medida. Para delírio da ensandecida torcida, foi o gol mais apressado numa final de Euro. 
Tirando isso, foi uma partida dentro do esperado: equilibrada, tensa, compacta, movimentada. Após o tento, o 3-4-3 ou 3-4-1-2 de Gareth Southgate continuou apertando e atacando o 4-3-3 ou 4-1-2-3 ou 4-2-3-1 de Roberto Mancini. Principalmente, no 1° tempo. 
Só que os italianos estavam longe de "entregar a rapadura" e reagiram, sobretudo, na etapa derradeira, onde empataram. Aos 21 min, após cobrança de corner de Emerson, Bonucci, cujo foi eleito o Melhor jogador depois do duelo, aproveita a sobra e empurra pras redes. 
É impressionante como, mesmo em fim de calendário e com mais de 120 min, independentemente do esquema, as duas equipes conseguem pressionar e neutralizar o adversário, em seu campo e no do outro. Até Verratti jogou bem e sem bater, como às vezes faz no PSG. Além dos toques curtos e longos, e das jogadas individuais e coletivas. Apesar de terem mais excelentes jogadores do que craques, é uma qualidade acima da média! Especialmente, a Itália... 
Enquanto Immobile estava preso diante de 3 fortes zagueiros, Insigne e mais ainda, Chiesa, que ganhou a posição durante a Euro, eram os mais perigosos. 
Do lado da Inglaterra, a dupla Sterling e Kane é a que mais ameaçava a meta italiana. Mount, fez uma péssima apresentação e Grealish, entrou melhor, no tempo extra. 
Tiveram chances de vencer e Gareth está sendo bastante sabatinado pelas escolhas dos batedores de penâltis. Certas ou não, quem escreveu o seu nome na taça, foi a seleção italiana. 
Se Belotti, que entrou bem na prorrogação e Jorginho, pararam em Pickford, Berardi, Bonucci e Bernardeschi, converteram as suas. Entretanto, Kane e Maguire, fizeram as suas. Só que Donnarumma, cujo foi eleito o Melhor jogador da Euro, viu Rashford, caprichosamente, bater na trave e pegou as cobranças de Sancho e Saka. 1×1, via tempo normal e extra e 3×2 azurra, nos penâltis. 
O caneco ficou nas mãos de um sistema defensivo sólido e uma dupla de zaga longeva, sim. Aliás, pra se ter dimensão, Bonucci, 34 anos e Chiellini, 36, jogam juntos há 11 primaveras. E Chiellini, inclusive, estava no último título Mundial do país, em 2006, na Alemanha. 
Todavia, foi o melhor ataque da Eurocopa, 13 gols. A Itália nunca tinha balançado tanto as redes em torneio algum, na história. Mais 2 gols, teria ultrapassado a França de 84, cuja foi campeã em casa, com 14 tentos, como o ataque mais eficiente de uma só edição da Euro. 
Contudo, após os últimos fracassos, especialmente, a ausência da Copa da Rússia, o futebol italiano (e não somente a seleção de Mancini, importante frisar isso) mudou abruptamente o seu estilo de jogo e o principal: tem evoluído a sua visão de enxergar a modalidade. Ou seja, foi e tem sido uma alteração pra frente. Literalmente. 
Então, mesmo com 4 canecos Mundiais e Uefa Euro de 68, o seu 2° título europeu foi justíssimo e o grande triunfo de sua rica galeria... 
Seleção do Blog: Donnarumma, Bonucci, Chiellini e Maguire; Di Lorenzo (mesmo com a falha no gol de Shaw), Jorginho, Barella, Delaney (assumiu muito bem o protagonismo de Eriksen na Dinamarca) e Shaw; Insigne e Kane. Técnico: Roberto Mancini. 
Pra ter ideia do quão delicado a montagem da seleção, atletas, como: Kanté e De Bruyne, que estão cotados pra ganhar o prêmio de Melhor jogador do ano, poderiam estar na lista. Perfeitamente. 
Os artilheiros foram Cristiano Ronaldo e Schick, ambos anotaram 5 vezes...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Picanha incomestível...

Dificuldade esperada...

Semelhanças e contrates...