Tomara que o Tite tenha enxergado?


Mesmo instável, a seleção masculina acabou de conquistar o bicampeonato olímpico de futebol. Os comandados de André Jardine superaram a Espanha, por 2×1, na prorrogação. 
O feito tem de ser exaltado, sim, principalmente, considerando que o time foi formado praticamente às pressas. Melhor do que isso, apenas a nobreza de não aceitar a imposição do COI para somente 18 atletas poderem receber suas medalhas. Os 22 subiram ao pódio. O bom senso, o espírito olímpico venceu. Entretanto, precisa-se olhar para o futuro, pra seleção principal...
Apesar das irregularidades individuais e coletivas desta equipe olímpica, Tite, pode extrair opções, alternativas de jogo pro selecionado principal.  
A começar pelo gol: longe de ser o problema do Brasil, mas o seguro, frio e preciso Santos, poderá seguir os passos de Weverton. Coincidentemente, Weverton, quando venceu a Rio 2016, estava no Athletico Paranaense. Time de Santos. Depois do ouro no Rio, Weverton, passou a ser chamado algumas vezes pro time principal e esteve, recentemente, no vice da Copa América. Hoje, é titular e absoluto no Palmeiras. 
Falando em Palmeiras, Gabriel Menino, é outro que tem chance de crescer no time "A" brasileiro. Já foi convocado por Tite, mas precisa se firmar em seu clube. Seja no meio ou na lateral. Embora, na lateral, foi a Olimpíada de Daniel Alves. Se tiver com fôlego, tem que ser o titular da posição e capitão na Copa do Catar. 
Na esquerda, Arana, é excelente e pode, sim, brigar por um lugar na seleção original. Aliás, será que ele já não merece ser o titular da principal, hoje? O reserva Abner, cujo não entrou em nenhum minuto destes Jogos, é outro que tem tudo pra evoluir. 
Na zaga, Nino e Diego Carlos, evoluíram durante a competição. Diego, está um pouco a frente. Ricardo Graça, mesmo sem entrar em partida alguma, é outro que pode se desenvolver. 
No meio, Douglas Luiz, já é titular da principal. Todavia, Matheus Henrique e, principalmente, Bruno Guimarães, podem disputar um espaço. Até mesmo a titularidade. Isso, sem citar Gerson, que só não foi aos Jogos, por proibição do Olympique e o esquecido Arthur. 
Antony, se diferencia mais pela habilidade do que pela técnica. Mesmo com o decisivo passe no gol da vitória de hoje, precisa melhorar à parte técnica e se encontrar em campo, onde mais rende. Ao contrário de Reinier, que prima mais pelos fundamentos básicos. 
Aliás, o jogador do Real Madrid emprestado ao Borussia Dortmund, ainda têm condições de avançar na Europa. Só que Claudinho, parece mais pronto. Tanto pela técnica quanto pela habilidade, visão de jogo e bola parada, principalmente, escanteio. 
Nestas Olimpíadas, demonstrou o quão útil pode ser no meio e na esquerda, armando e marcando. Precisa apenas ser menos afoito, em alguns lances. Claudinho, pode ser mais um do Bragantino a integrar o grupo de Adenor Leonardo. O zagueiro Léo Ortiz, já esteve na Copa América. 
Na frente, Richarlison, mesmo nervoso, isolando penâlti e abaixo hoje, foi bem e goleador das Olimpíadas, com 5 tentos. É eficaz neutralizando lateral, porém se é pra ser titular, seria melhor escala-lo mais perto do gol. 
Dos outros atacantes campeões olímpicos, Matheus Cunha, do Hertha Berlim e Malcom, do Zenit, cujos balançaram as redes hoje, são os que mais possuem chances de brigar pelo time "de cima". Lembrando, que Pedro só não esteve no título de hoje, pela não liberação do Flamengo. No entanto, já foi alçado a principal. Mesmo na reserva do time rubro-negro. 
É comum jogadores crescerem, estagnarem ou decrescerem no futebol e após as Olimpíadas. Independentemente, se foram bem sucedidos nos Jogos ou não. A história mostra isso. 
O coordenador de seleções de base da CBF, Branco, que meses atrás chegou ate a ser entubado de Covid, é um exemplo disso. O ex-lateral esquerdo, foi campeão do mundo em 94 e em 96, portanto, 2 anos depois, bronze em Atlanta. 
Dos 18 ganhadores da Rio 2016, 4 participaram do Mundial de 2018: Marquinhos, Renato Augusto, Neymar e Jesus. Há também casos como o de Luan, um dos destaques de 2016 e que, hoje, é reserva do mediano time do Corinthians. 
Contudo, esta equipe, bicampeã no Japão, têm excelentes potenciais. Inclusive, pra mexer com o patamar da principal. 
Tomara que Tite e a sua comissão tenha enxergado isso...
(Depois da final, o Zenit, da Rússia, anunciou a contratação imediata de Claudinho. Pagará 15 mi de euros, 92 mi de reais ao Red Bull Bragantino. O meia será companheiro de Malcom. A depender de sua adaptação e evolução, ainda pode ganhar uma vaga na equipe de Tite...) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Picanha incomestível...

Dificuldade esperada...

Semelhanças e contrates...