Sorteio pra "inglês ver"...

Imagem: APP/Franck Fife.

O chaveamento da Copa do Mundo, em Doha, sem dúvida, foi bom pra Inglaterra! Certamente, jogará contra equipes bastante defensivas, cujas podem encaixar um jogo firme. Porém, a dificuldade deverá ser, apenas, mínima. Claro, se os britânicos tiverem o seu melhor rendimento. No grupo "B", o time de Gareth Southgate, têm mais condições, inclusive, de golear os 3 oponentes: Irã, EUA e o que sobrar de País de Gales, Escócia e Ucrânia. É bem possível que o repescado europeu, acabe em 2° no grupo. 
Aí, cruza com a chave "A", nas oitavas: tirando a Holanda, que deverá ser a 1°, Equador e Senegal, são bem treinadas e têm bons jogadores. Todavia, numa 2° fase, muito provavelmente, contra o english team, o selecionado de Gustavo Alfaro ou de Aliou Cissé, deverá cair. E o mandante/estreante em Mundiais, Catar, muito possivelmente, só será um figurante mesmo. 
O que pode elevar a complexidade dos ingleses, deve ocorrer nas quartas. Isso, diante dos grupos "C" e "D". No "C", a Argentina, de Messi e Scaloni, têm mais condições de ser a 1° colocada. O México, tem tudo pra ser o 2°. No entanto, a Polônia, de Lewandowski, pode beliscar a vaga. A Arábia Saudita, é a nanica. 
No "D", a atual campeã França é a favorita. A organizada Dinamarca, de Kasper Hjumand e Eriksen, têm mais chances de ser a 2°. Só que se o Peru sobreviver a repescagem (é o predileto pra isso), diante da Austrália ou Emirados Árabes, pode supreender os dinamarqueses. A Tunísia, têm chances quase nulas de avançar da 1° fase. 
Agora, no "E", está reservado o duelo mais falado da etapa inicial: sem dúvida, Espanha e Alemanha, donas de somados 5 canecos Mundiais. Japão e o que vier do play-off 2 (Costa Rica ou Zelândia), não deverão ir mais adiante. Mesmo, com a evolução dos japoneses nas últimas décadas, com participações em Copas.
No "F", está de bom tamanho pra Bélgica. A atual vice-campeã do Mundo, Croácia, de Modric, tem a "faca e o queijo na mão", para acabar em 2°. Marrocos e, sobretudo, o estreante Canadá, têm pouquíssimas possibilidade de passar. 
No "G", o Brasil, de Neymar, evoluiu um pouco, nos últimos jogos. A oportunidade é maior de ser o 1° da chave. Contudo, além de enfrentar seleções, muito provavelmente, recuadas, entre outros detalhes, falta um armador e centroavante. De mais consistência. Paquetá e Richarlison (ou Matheus Cunha, que só não foi chamado pros últimos jogos, por contusão) seriam esses nomes? Tite, está satisfeito pelos adversários, mas por ter mais dias de preparação, até a estreia, também. 
Camarões e, principalmente, Sérvia ou Suíça, brigarão pela outra vaga. Lembrando, que a Sérvia, do crescente centroavante Vhalovic, da Juventus, jogou Portugal pra repescagem. E a Suíça, treinada por Murat Yakin, tirou a Itália, cuja depois virá a perder da Macedônia do Norte. 
Para fechar, o "H": os portugueses, de CR7 e Fernando Santos, mesmo vindo de uma  desgastante eliminatórias, devem terminar na dianteira. O Uruguai, agora sob o comando de Diego Alonso e com bons nomes, como: Arrascaeta (mesmo com sua inconstância) e Darwin Nunes, é o que mais pode ameaçar. Outro duelo que promete. Assim, Gana e Coreia do Sul, tem menos probabilidade de escapar da 1° fase. 
Os mais íntimos, dizem que a Copa começa na definição do sorteio. Com isso feito, então... Você, leitor, o que achou dos chaveamentos? Concorda que foi um sorteio pra "inglês ver", como diria o ditado? Quais são os seus palpites? Quem serão os finalistas? E o campeão? Façam as suas "apostas"... 😄

Surpresas, feiura e beleza: a desclassificação da Itália foi, sem dúvida, um choque surpreendente! Dentre as hipóteses levantadas por alguns críticos e torcedores atônitos, de que o título da Eurocopa, em 2021, não teria sido superdimensionado. Além de  que se não deveria voltar ao catenaccio (em italiano, jogo ou futebol retrancado). Fora, de que o ataque italiano, tecnicamente, não é fraco. Não concordo com nenhuma delas!!! Se tem uma verdade no futebol e na vida humana, é que não se consegue explicá-la, em 100%. Será que os atletas, mesmo apenas no subconsciente, como diria Freud, relaxaram após a conquista da Euro e acharam que podiam se classificar a qualquer instante? Será que não foi uma soberba inconsciente, aí como acontece com os grandes campeões, depois vêm a queda? 
Já o Chile, a surpresa foi muito menor. Pela camisa não muito tradicional. Acredito que o envelhecimento da geração bicampeã da Copa América 2015/6 e que quase tirou o Brasil na Copa do Mundo de 2014, chegou ao fim. Mesmo sendo a melhor safra da história chilena.
Pior que isso, foram os feixes de laser de "torcedores senegaleses", na passagem diante do Egito. Se egípcios, fizeram isso, na ida, como alguns alegaram, estão errados, também. Do mesmo jeito. 
O mínimo a se fazer, era ter anulado a disputa por penâltis. Isso pra não dizer, o jogo todo.  Mesmo com jogadores de qualidade atuando na Europa, continente africano, está muito atrasado. Ainda. Imagens deprimentes, vergonhosas, desnecessárias e mais ainda, desumanas!!! 
Bonito, foi ver a volta do armador, Eriksen, aos gramados. O dinamarquês teve uma parada cardíaca e quase morreu, numa partida da Euro, do ano passado. Mas, recentemente, voltou a atuar, pelo seu novo clube: o Brentford, da 5° divisão inglesa. 
Só que foi, esses dias, em amistosos, da Dinamarca, onde foi mais tocante: na derrota para a Holanda, por 4×2, em Amsterdã, onde ele entrou e além dos dinamarqueses, até os torcedores holandeses o aplaudiram fortemente. Parabéns aos envolvidos!!! 
Por sinal, o excelente armador, fez um lindo gol. Foi o 1°, em seu retorno ao futebol. Entretanto, na partida seguinte, em casa, também muitíssimo ovacionado, Eriksen, fez um golaço, que foi mais lindo ainda, de fora da área. Foi na vitória por 3×0, contra a Sérvia. Curiosamente, foi no mesmo estádio Parken, em Copenhague, onde seu coração parou, em 2021. 
Muito sucesso e vida longa, com bastante qualidade, Christian Eriksen... 😂

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Picanha incomestível...

Dificuldade esperada...

Semelhanças e contrates...