Uma mistura de organização, tradição...

Foto: Javier Soriano/Agência AFP

No entorno, arruaceiros travestidos de torcedores do Liverpool (muitos sem o custoso ingresso, que variava do equivalente a R$360,00 a R$3555,00, pra 70 mil pessoas) pulavam catracas e muros do Stade de France. A polícia respondeu com gás de pimenta. Confusão na certa. A UEFA, de Ceferin, culpou as autoridades francesas. Essas, por sua vez, devolveram reclamando que não tiveram tempo hábil pra trabalharem. Já que a final seria em São Petersburgo (Rússia) e só mudou para Paris, há 3 meses, por causa da guerra na Ucrânia. Uma lamentável "saia justa" pro mundo e falta de organização da UEFA, o atraso de quase 40 min, para o jogo começar. Imagina se fosse no Brasil ou na América do Sul...
Organização que não faltou em nenhum momento pro Real Madrid. É incrível, que mesmo sem o controle das ações, os merengues não se desarrumam em campo. Foi assim também nas fases anteriores, diante de PSG, Cheasea e City. 
"Como se esperava, o Liverpool dominou, pressionou, criou seis chances (reais) de gol (5 com Salah e 1 com Mané, cujo acertou a trave), mas quem venceu foi o Real. Com cinco defesas excepcionais de Courtois. O que não é surpresa, pois é o melhor goleiro do mundo. Por que Courtois não está na lista dos melhores jogadores do mundo? Não podem ser eleitos apenas os que jogam do meio para a frente (mesmo com os chamativos brilhos ofensivos e gols). Foi a vitória de um time equilibrado, organizado e também com muitos craques (em suas posições e funções). Contra um adversário explosivo, ofensivo e ousado (com muitos craques também). Os dois times são retratos de seus treinadores", parte da coluna do Tostão, ontem, na Folha de S. Paulo, com uns toques meus, entre parênteses, no Blog. 
Penso que Vinícius Jr., autor do gol, aos 13 min da 2° etapa, que deu o 14° título de Champions aos espanhóis, ainda não é craque. Está em evolução, como um dos principais nomes da equipe madrilhenha. Poderá vir a ser na seleção. 
Será na Copa deste ano? Será um craque num futuro próximo? De qualquer forma, mais um ponto pro excelente, regular e acima da média, Carlo Ancelotti. Técnico mais vitorioso da UCL, em conquistas. Agora, sozinho, com 4 canecos. 
Portanto, a arrumação, estratégia, experiência, tradição, força, confiança, superação, talento foram fundamentais e fizeram a diferença. Mesmo com os reds, do também excelente Klopp, se impondo na maior parte do confronto, em Saint-Denis. Os 2 estão de parabéns. E muito... 
Seleção do Blog: Courtois, Arnold, Militão (tinha potencial no São Paulo, mas não imaginava que ia crescer tanto em solo europeu), Van Dijk (se não fosse o holandês, poria Alaba) e Robertson; Casemiro (também poderia colocar Fabinho ou Gündogan), Modric e De Bruyne (Thiago Alcântara poderia ser também); Salah, Benzema (artilheiro com 15 gols. Será eleito o próximo melhor do mundo?) e Lewandovski (atual "bi melhor do mundo"). Sadio Mané, é um nome que também poderia estar. Técnico: Ancelotti. Poderia pôr Klopp, Guardiola ou Emery (que surpreendeu com o Villarreal, chegando às semifinais)...

Outras finais europeias: na decisão da Liga Europa, em Sevilla (Espanha), após o empate por 1×1, o Eintracht Frankurt bateu o Glasgow Rangers nos penâltis: 5×4 e levou o 2° troféu da competição. Ainda na etapa normal, Aribo, aos 12 min do 2° tempo e Borré, aos 23 min, marcaram para os Rangers e Frankurt, respetivamente. 
Já na 1° na edição da Conference League, em Tirana (Albania), a Roma superou o Fayennord, 1×0. Gol do jovem atacante italiano, Zaniolo, aos 31 min de jogo. 
Parabéns, respectivamente, as equipes de Oliver Glasner e José Mourinho, que tem bons ou ótimos jogadores, pelas belíssimas festas, de suas torcidas...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Picanha incomestível...

Dificuldade esperada...

Semelhanças e contrates...