Como ficará o Brexit???

Foto: autor não encontrado pelo Blog. 

Enquanto, muito se fala do fim da "era Boris Johnson" e as "bombas" do parlamento britânico, não se pode esquecer a principal conquista do Reino Unido, nas últimas décadas: a sua saída, fuga da União Europeia. O chamado Brexit. 
Brexit, que parecia uma trilogia inacabável, com tantas partidas e retornos. Decisões e indecisões. Desde a troca de David Cameron por Theresa May, anos atrás. 
Só que aprovado e definido, mesmo no sufoco e em plebiscito, apenas na gestão de Boris. Isso já em Janeiro de 2020, pouco tempo após Johnson assumir como 1° ministro, em 2019. Fato consumado e comemorado por parte significativa da população, na virada de 31 de Dezembro de 2020 pra 1 de Janeiro de 2021. 
Entretanto, considerando a conturbação do fato em si, a pandemia mais os gargalos britânicos, inclusive na sensível economia, qual será o futuro do Reino Unido? E, principalmente, ativando o próprio Brexit mesmo? 
Como será a relação de seu conglomerado com a UE e seus 29 países? Diante dos EUA, hoje, presidido por Biden, como serão os laços comerciais? Com russos e ucranianos, diante da guerra no leste europeu, como ficarão as relações? E até mesmo com o Brasil, pra frisar a importância da globalização, como conduzirá o estreitamento? 
Nas regras fixadas para a separação do bloco, há itens como: o fim da livre circulação, passando a ser mais burocrático e estabelecido. Tanto de um lado quanto do outro; acesso a serviços de saúde mais restritos, pra ambos. E, a despedida do Reino Unido do programa Erasmus, para universitários. Exceto, estudantes da Irlanda do Norte. 
Essas e outras pautas serão mantidas? De que forma? Questões que deverão começar a ser respondidas com o sucessor de Boris. 
Segundo estudiosos, nome que poderá levar semanas ou até meses, para ser batido o martelo. Mas, como o mandato é da legenda, será um(a) do Partido Conservador. 
O mundo, agitado, aguarda minuciosamente... 😇

Lamentáveis: as mortes do ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, de "doença prolongada" e, sobretudo, do ex-primeiro-mininstro japonês, Shinzo Abe, assassinado, foram horríveis!!! Tanto no âmbito político quanto e, principalmente, no humano. Como diria o ditado, há muito caroço nesse angu. Pode ter certeza... 🐽



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Picanha incomestível...

Dificuldade esperada...

Semelhanças e contrates...