Como superar o luto com homenagem?

Foto: meu arquivo pessoal.

Já contei aqui no Blog um pouco da minha vida. 

Uma história delicada e uma gangorra de difícil compreensão ou entendimento. 

Mas nela, em expressivos anos, frequentei e visitei igrejas evangélicas. 

Aí, entra uma daquelas surpresas que só a vida nos reserva... 

No caso, um ex-deputado estadual e federal, ex-apresentador e diretor administrativo da Record, entre outras funções... 

Só que era pastor, o pr. De Velasco, da Batista Central.

Essa era a igreja presidida pelo pastor Vilarindo, uma referência no meio evangélico e que nos deixou, em 2017. 

Hoje, liderada pelo pastor Ricardo Espindola e que fica no bairro da Asa Sul, aqui em Brasília. 

Entretanto, voltando ao pr De Velasco, pouco antes de conhecê-lo, a então secretária da instituição, me indagou se eu não queria ser atendido por outro(a) pastor(a). 

Mau sabia quem ele era. 

Ou seja, não sabia o momento que me reservara.

Era outubro de 2013. 

Até me depará-lo e ser atendido no gabinete dele, na igreja. 

Por, mais ou menos, 1 ano. 

E, posteriormente, de forma esporádica, via telefone. 

Até bem recente. 

Um homem formal, mas simples. 

Elegante, porém culto, educado, generoso, autoexplicativo. 

De páginas e páginas, longas que parecem até incompletas (e deixam o "coração partido", com sua ida dessa vida) e se tornam inexprimíveis de pôr no texto...

Ainda mais, desde ontem, quando recebi de sua esposa, via Whatsapp, a notícia de seu falecimento. 

Que foi no último dia 15. 

Portanto, há pouco mais de 10 dias. 

Todavia, é engenhoso achar as palavras certas para exprimir. 

A fiel esposa, não me confirmou a causa do sepultamento. 

No entanto, discretamente (cujo também era de seu feitio), ele tinha me dito que estava com câncer de próstata. 

Então, pode ser esse o motivo. 

Contudo, friso concordar que o ideal é homenagear a pessoa em vida. 

Mas, esta foto do post representa bem. 

Triste e terrível lidar diante dessa expressão, tangido do fato, com razão e emoção. 

Ainda mais, numa época como esta, de Natal e fim de ano. 

Principalmente, pra quem enfrenta o tenebroso processo da saúde mental e depressão, como já inseri aqui, também. 

Então, como vencer, superar o luto? 

Numa hora dessa, como homenagear um querido, um amigo? 

De maneira moderada e religiosa (ou cristã, dependendo como se ve), seria quase um pai pra mim?

Encerro o último post do ano - aliás, não sei quando volto e em 23 (estou mais focado na busca de psicologo(a) e do tratamento da depressão), afirmando, do fundo da minha alma...

Que o céu te receba de braços abertos, PAULO CÉSAR MARQUES DE VELASCO!... 😂😳😇🌓😌✋

(Tempos depois, fontes da igreja me confirmaram que o câncer do pastor foi na coluna. o que deve sido em decorrência da próstata...) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Picanha incomestível...

Dificuldade esperada...

Semelhanças e contrates...