Defesa, Giannis e torcida fazem a diferença...


Ontem, o Milwaukee Bucks superou o Phoenix Suns, por 105×98, fechando à Série em 4×2 e levantou o título da NBA. Aliás, mesmo com 3 troféus de Conferência Leste (incluindo, o de 2021) e 16 de Divisão de Conferência (dentro da Leste, no caso), foi somente o seu 2° da principal Liga de Basquete Norte-Americana em si, que o Milwaukee obteve, nos 53 anos de sua cronologia. O 1° foi há 50 anos atrás, na "era" Kareem Abdul-Jabbar, Oscar Robertson & cia. 
O resumo é simples: nunca vi um time de basquete se defender tão bem quanto este Milwaukee. É verdade que assim como no futebol e no volêi, a evolução tecnológica, científica e física, fizeram várias equipes do esportes da "bola laranja" também se aperfeiçoarem nesse quesito. O fato de não ter tomado nem 100 pontos da excelente equipe de Monty William, de Chris Paul, que venceu os 2 primeiros jogos desta série, por sinal, mostra isso. Vitória dos comandados de Mike Budenholzer! 
Aliás, como não poderia deixar de ser, o time é excelente e se agigantou nas séries finais. Os alas-pivô, Bobby Portis e Tucker, sempre que estão em quadra, contribuem bastante. Donte DiVincenzo e Connaughton, idem. Brook Lopez, conciso, é outro que sempre responde bem. Jrue Holiday, ontem, ficou perto do triplo-duplo, com 12 pontos, 9 rebotes, 11 assistências e ainda roubou 4 bolas. 
Só que o seu ápice, foi na partida 5, ao tomar a bola de Booker a 13 segundos do término e sacramentar a vitória, diante da lotada Talking Stick (Pau Mandante) Arena, casa do Phoenix. Khris Middleton, fez 15 pontos, 5 rebotes e igualmente, passes e 4 roubos. 
Todavia, a "fera" é Giannis Antekoumpo. Mesmo lesionado e vendo os companheiros superarem sua ausência nos 2 últimos confrontos contra o Atlanta Hamks, o grego voltou e arrebentou na parada diante dos Suns. 
Ontem, ao anotar 50 pontos (curiosamente, quase a metade dos 105 do time), Giannis se tornou o 7° jogador a atingir esta marca, em um jogo das finais da NBA. Além dos 14 rebotes. Não ao léu, recebeu o MVP das decisões. 
Ele só precisa melhorar nos lances livres. Especialmente, fora de casa, quando as torcidas adversárias fazem uma esquisita e forte contagem regressiva, que o atrapalha. Mesmo assim, não deixa de ser um baita pivô, via defesa e ataque... 
Mas, falando em torcida, se no ano passado, foi o show da "bolha", como o blog descreveu (https://dudu2929.blogspot.com/2020/10/titulo-do-lakers-mostra-organizacao-da.html?m=1), este foi o do retorno e redenção. E que volta!
Entretanto, a do Bucks foi mais calorosa. Desde a liberação parcial e lotando nos playoffs e finais, seus amantes, não apenas esgotaram a Fiserv Arena, como entupiram o lado externo. Até nos seus duelos de visitantes. Lembrou a do Toronto Raptors, em 2019...
E ontem, no derradeiro jogo, se os mais de 17 mil, encheram à parte interna, fora haviam televisores enormes espalhados para 65 mil barulhentos torcedores. Festança cuja rolou noite e madrugada adentro... 
Como "manda o figurino", foi um caneco emocionante e justíssimo da franquia de Wisconsin!!! 
Parabéns... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Picanha incomestível...

Dificuldade esperada...

Semelhanças e contrates...